terça-feira, 18 de março de 2008

O Punk

Há quem diga que o início do Punk foi em uma loja de instrumentos musicais, em Nova York. Um sujeito entra na loja para trocar as cordas de seu baixo e se depara com um guitarrista com a seguinte camiseta: ´Eu odeio Pink Floyd´. Logo, ficaram amigos e montaram uma banda. O início dos anos 70 era marcado pelo rock progressivo, por excelentes músicos e longos solos de guitarras, o que deixava a música distante do público e vazia. Havia o chamado movimento pré-punk com o New York Dolls, o Velvet Underground e a Blank Generation de Andy Warhol, que foi o catalisador de todo o cenário alternativo e do movimento de contra-cultura, mas deixemos isso para depois…
Em 1974, surgiram, em Nova York, 4 caras que não sabiam tocar basicamente nenhum instrumento musical, mas faziam músicas rápidas, simples e divertidas: Os Ramones. Era o culto ao velho rock n roll, à rebeldia, à liberdade de fazer música e se divertir com ela. Com apenas 3 acordes, eles faziam lendários shows no CBGB, em Nova York.

A cena cresceu. Surgiram mais bandas e, consequentemente, mais ouvintes. Os punks da época tinham cabelos longos, usavam calças jeans rasgadas, jaqueta de couro. A influência foi, então, para Londres. A Inglaterra passava por uma enorme crise social. A taxa de desemprego era altíssima. Nada mais normal do que as pessoas começarem a protestar, a acharem, no anarquismo, principalmente, uma saída para aquele capitalismo desigual. Como uma fórmula descoberta por Malcom Mclaren, empresário dos Sex Pistols, nasceu o Punk inglês. Com uma agressividade à flor da pele, os mesmos 3 acordes misturados a um visual inovador e letras provocativas e insinuantes, os Sex Pistols viraram um fenômeno Pop na Inglaterra. Músicas como Anarchy in the UK e God Save the Queen ilustram melhor o exemplo.

Não posso deixar de fora outra banda inglesa extremamente influente. O Clash era politicamente correto em relação aos Pistols. Era um rock simples, direto e com ênfase em suas letras de protesto. Basicamente - e muito superficialmente - foi o início do Punk nos anos 70.
O chamado movimento Punk teve diversas mudanças e diferentes faces ao longo da história. Houve quem priorizasse a música rápida e direta, quem valorizasse o visual e quem usasse a música como meio de protesto. A cultura punk é relacionada ao espírito jovem e à rebeldia. Ás vezes assume um ar politizado, tantas outras não. Às vezes agressivo, outras cômico. O principal legado da cultura punk é seu lema: Do it yourself! - ´´Faça você mesmo´´. Outros pontos consideráveis podem ser a subversão cultural, pois o Punk sempre fora um movimento de contra-cultura, que leva em conta desde as roupas, os piercings, coturnos e claro, o cabelo moicano.

Filipe Prado

Um comentário:

Por Dentro das Tribos disse...

Ahhhhhhhhh tah show isso aki ... Muito orgunlhosa de vcs !!!!!

Bjaum meus amores s2

SUH ;)