quinta-feira, 27 de março de 2008

Cabelo Moicano

O moicano é (era) um corte de cabelo típico de algumas tribos indígenas. Raspa-se as laterais e deixa o cabelo no meio da cabeça. Pois bem, os punks (ingleses) adotaram o corte junto a um visual agressivo para impactar e chocar a sociedade conservadora vigente na época. O cabelo moicano pode representar resistência ao sistema capitalista que os oprime, assim como os índios moicanos resistiram a seus inimigos colonizadores. Mas também virou moda, cultura Pop e comercializado pela mídia, como o moicano do Tim e de Lars Frederiksen, ta banda Rancid. Até aí ainda vai, mas o revoltante é, em pleno século XXI, ler notícias como essa abaixo.


Aluno de 6 anos é suspenso por usar cabelo moicano

Bryan Ruda, um aluno do jardim da infância em uma escola da cidade de Parma, no Estado americano de Ohio, foi suspenso das aulas após insistir em usar um corte de cabelo no estilo moicano, informou hoje a agência AP.

Michelle Barile, a mãe do aluno de 6 anos, afirma que nada no regimento da Parma Community School faz menção à proibição do corte de cabelo, caracterizado pelas laterais da cabeça raspadas com uma tira de cabelo na parte de cima. A escola argumenta que o corte de cabelo de Ruda distrai as outras crianças.

"Eu entendo que exista regras para os trajes. Eu entendo que exista o uniforme escolar. Mas isso é discriminação total", afirma Michelle. "Eles não podem me dizer como eu devo cortar o cabelo do meu filho."

Um membro da administração da escola, que fica num subúrbio de Cleveland, chegou a avisar a mãe de que o corte de cabelo era inaceitável. Mais tarde a escola voltou a notificar Michelle, reiterando que Bryan seria suspenso.

De acordo com a diretora da escola, Linda Geyer, o corte de cabelo de Bryan fere a política da instituição sobre o comportamento estético dos alunos. Além disso, o regimento escolar da delegacia de ensino da região permite que professores e diretores proíbam qualquer coisa que interfira a aula.

O cabelo de Ruda teria se tornado um problema maio na semana passada quando ele apareceu com o corte retocado, afirma Linda. Ela ligou para Michelle na sexta-feira pedindo que ela fosse buscar o filho.

"Essa foi sua terceira infração. Acredito que fomos extremamente pacientes", disse a diretora na terça-feira.

Michelle disse que acatou a decisão da escola e que não vai solicitar uma audiência com as autoridades escolares da região para questionar a suspensão. Ele afirmou que vai matricular o filho em outra escola e que cortar o cabelo de Ruda não é uma opção.

"É algo que ele realmente gosta. Quando as pessoas ouvem que ele tem um cabelo moicano pensam que é algo espetado com aspecto de louco. E na verdade não é nada disso."

Fonte:
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/educaca...EI8266,00.html





Filipe Prado



2 comentários:

Unknown disse...

Estao utilizando bem os recursos.

Niko Travesso disse...

legal vc explikar a história do moicano...
gostei!!!

veja meu blog:
http://nikomoska.blogspot.com/2009/05/seja-bastante-louco-e-esteja-com-febre.html