terça-feira, 1 de abril de 2008

Particularidades do universo Punk



Desde sua essência o Punk sempre foi visto de forma negativa e incompreendida pelo restante da sociedade, por suas características peculiares caracterizou toda uma identidade própria que os diferencia de forma a passar sua mensagem demonstrando seus sentimentos e suas idéias perante seu repudio social. Não deixam e nunca vão deixar de fazer parte das paisagens urbanas das grandes cidades
Tendo como uma das suas maiores ideologias o Anarquismo, que em palavras mais claras quer dizer a autogestão, ou seja, uma organização sem fronteiras de qualquer tipo de liderança autoritária, da maneira de pensar, da luta pela liberdade de expressão e a igualdade para todos.
O punk quebrou muitas barreiras no seu inicio, aderindo muitos seguidores e chamando atenção da juventude da época. E mesmo na sociedade contemporânea, com um pensamento mais abrangente, o estilo punk ainda encontra suas dificuldades, dentre elas nas roupas pretas, nos coturnos, no cabelo espetado, nas tatuagens, nos piercings, nas frases de protesto, eles ainda são vistos por muitos, como baderneiros, largados, geradores de conflitos, seres incompreendidos que ouvem músicas com gritaria e palavrões, profanadores da religião e das leis com suas roupas rasgadas e o desligamento capitalista das coisas materiais. Com a falta de informação e todos esses preconceitos as pessoas sempre temeram sua filosofia. Fatalmente é assim que muitos Punks são vistos até hoje, com uma visão distorcida de sua verdadeira intenção social e política e seu modo de se expressar. Difícil de acreditar que até hoje muita coisa mudou, porém muitos mitos ainda não foram quebrados ou ao menos entendidos. É fácil de notar que a quantidade de Punks hoje cresceu muito nas grandes cidades, disseminando a sua cultura por meio de músicas e mensagens de efeito para a sociedade, sem desistir de seus ideais.
Também não se pode deixar de citar a quantidade de estilos que se criaram baseados no Punk, as subdivisões que foram moldadas a partir desse movimento tão revolucionário. Que desde seu inicio tem sofrido mutações com tribos correlacionando com outras filosofias e assim criando outros estilos e grupos. Esses que representam a cultura urbana e a riqueza na formação da identidade das grandes cidades.


Felipe Camargo

Nenhum comentário: