sábado, 19 de abril de 2008

Da onde surgiu?

A tribo urbana EMO, abreviação do inglês emotional, tem o gênero musical derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.

O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC sound) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock.

O próximo passo na evolução do gênero veio em 1982 e durou até 1993 com as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge. A dinâmica calmo/gritado ("quiet/loud") freqüentemente ouvida em bandas recentes tais como Seatia e Thursday tiveram suas raízes nestas bandas. No que diz respeito a voz, essas bandas intensificaram o estilo emocore.

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.
As bandas brasileiras que se identificam com esse gênero e fazem sucesso com os fãs dessa tribo são NX Zero e Fresno, no cenário internacional a banda Panic! At the Disco tem uma grande repercussão.

Acompanhe o clip da música "Pela última vez" do NX Zero, uma das músicas mais famosas da tribo EMO.



Luiz Augusto Daidone

Nenhum comentário: