segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Juventude no Mundo do Hip Hop

Em um dia de domingo às 11h30min da manhã encontramos Diogo Miranda de Souza na quadra de basquete do bairro Vila União com mais cincos amigos hip-hopeiros..

Os garotos que estavam vestidos com roupas largas e com lenços na cabeça faziam danças do tipo coreografadas no chão da quadra chamando a atenção de todos que passavam por ali essa dança com o nome de Break com movimentos como saltos mortais e freqüentes arrastamento pelo chão é realizada como uma disputa pelos garotos que participam da roda da dança.

Conversando com o Diogo eles nos deu um breve histórico da cultura dizendo que as primeiras representações do estilo apareceram durante a crise de 29 nos EUA quando dançarinos de cabaré desempregado saíram para as ruas para fazer shows e posterior mente endossado pelo cantor James Brown que trouxe através da sua voz o break mas o termo hip hop propriamente dito veio em 1968 por África Bambaataa que se inspirou em movimentos ciclísticos.

A grupo é internacionalmente representada por três elementos o rap(ritmo e poesia ou seja expressão musical da cultura),o graffiti(artes plásticas da cultura que é espalhada pelo mundo daí ele reforça que é diferente de pixação) e o Break Dance(que é a dança do grupo no Brasil hoje temos quatros elementos que são alem do break e do graditti temos o MC(que é o cérebro do movimento) e o DJ( que é a essência ,a raiz).

Dentre os vários DJ citados pelo grupo, os mais falados foram DJ Herc e Kool Dee que deram seguimentos a vários estilos de Djs da nova geração.

Segundo Diogo hoje o estado no qual o movimento mais se espalhou foi em São Paulo, pois ele diz que o movimento estadual é intenso e que embora ainda seja um movimento majoritariamente negro o numero que componentes da raça branca vem crescendo intensamente.

O grupo formado pelos jovens é formado por 15 jovens sendo nove homens e seis mulheres onde eles desenvolvem grupo de pesquisa, encontros estaduais e nacionais chegando a articular até com a Venezuela no encontro internacional da juventude negra através de debates onde trocam experiência e sempre é realizado um baile brack para fortalecer a cultura.

Além dos encontros extras o grupo tem um encontro marcado todos os domingos na quadra de basquete do bairro onde eles conversam sobre a cultura e jogam basquete que é um esporte totalmente ligado a cultura.

Diogo acredita que a atenção pela cultura hip hop foi despertada pela ancestralidade afro e que ainda tem muito o que aprender sobre a cultura.

Nenhum comentário: